Friday, February 3, 2012

Lombinho de Porco com Sumo de Laranja

Às vezes a preguiça é maior que vontade de cozinhar, mas em vez de telefonar para encomendar a tal pizza que é sempre entregue cheia de gordura e meia fria, porque não fazer estes lombinhos que levam o mesmo tempo a preparar que o tal telefonema e o mesmo tempo a cozinhar que esperar pela entrega. É tão simples de preparar que mesmo se não é muito boa na cozinha vai-se impressionar a si mesma!

2 lombinhos de porco
2 colheres de sopa de azeite
1 laranja, raspa e sumo
1 raminho de alecrim
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de molho jerk (optional)
100ml de vinho branco

Colocar os lombinhos numa travessa de ir ao forno. Barrar com o jerk se utilizar. Adicionar a raspa e sumo da laranja, azeite, vinho, sal e pimenta, e colocar o raminho de alecrim em cima dos lombinhos. Tapar a travessa com folha de alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 190°C (375°F) por 25 minutos.


O que é jerk? São uma mistura de especiarias e pimentos bem picantes moídos para fazer um molho chamado jerk, originado em Jamaica. Tradicionalmente é usado para temperar frango ou porco e assado na brasa e é bastante picante. Se não encontrar no seu supermercado, pode substituir pelo seu molho picante preferido. http://en.wikipedia.org/wiki/Jamaican_jerk_spice
____________________________________

Pork Tenderloin with Orange Juice

Sometimes we feel lazy to cook and reach for the pamphlets for take out and order that greasy and cold pizza. What about making this pork tenderloin? It takes the same amount of time to prepare as the phone call to the pizza place and the same amount of time to cook as waiting for the delivery. It’s so simple to prepare, even if you are no genius in the kitchen, you will impress yourself!

2 pork tenderloins
2tbsp olive oil
1 orange, zest and juice
1tbsp jerk sauce
100ml white wine
1 sprig of rosemary
Salt & pepper

Place tenderloins in baking dish, rub in the jerk sauce and add the zest and juice of the orange, olive oil, wine, salt, pepper and place the rosemary over the meat. Cover the baking dish with aluminium foil and bake in preheated oven at 190°C (375°F) for 25 minutes.

No comments:

Post a Comment