Wednesday, December 28, 2011

Filhós à Algarvia

Não há Natal ou passagem de ano sem Filhós. Visitava os meus avos pelas festas quando era criança e me lembro de haver sempre Filhós fazendo parte das sobremesas. Estas são conhecidas no Algarve como filhós de canudo. Fresquinhas são estaladiças e deliciosas, mas no dia a seguir ao pequeno-almoço também não ficam mal.

Para as Filhós


500g de farinha
100g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
1 Ovo
Sumo de uma laranja
½ Colher de chá de semente de anis moída
Pitada de sal
água morna qb
Óleo vegetal para fritar
Mel

Fazer uma cova na farinha e colocar a manteiga, sumo, sal, anis e ovo no meio. Adicionar água morna aos poucos até a farinha estar toda incorporada e fazer uma massa homogénea. Deixar a massa repousar, tapada com um pano de cozinha por 30 minutos. Numa superfície lisa e enfarinhada estender a massa até ficar bem fina. Deixar repousar outros 10 minutos antes de cortar ás tiras ou a massa encolhe. Fritar em óleo aquecido a 180°C. Com a ajuda de um garfo, quando se fritam as filhós enrolam-se no garfo para ficarem com o feitio arredondado. São servidas com mel por cima.

1 comment:

  1. Vi na RTP e vim à procura... Descendente directa de algarvios, nunca tinha ouvido falar destas filhós! Conheço as lêvedas e as de abóbora. Mas fiquei cheia de vontade de experimentar fazer esta receita. Talvez tente este Natal, agora que quem fazia as flhós, partiu, deixando entre outros "vazios" esse...

    ReplyDelete